top of page

Elemento[8];[12]

 

Símbolo Li | Período 2 | Grupo 1 | Número Atómico 3 | Massa Atómica 6,941 a.m.u.

Valência 1 | Estado de Oxidação +1 | Estado Físico sólido

 

 

O lítio pertence ao grupo dos metais alcalinos, sendo um metal de cor prateada cuja dureza está compreendida entre o sódio (menos duro) e o chumbo (mais duro). Tal como os restantes elementos do grupo dos metais alcalinos – sódio, potássio, rubídio e césio – este não se encontra livre no meio ambiente, aparecendo, normalmente sob a forma de ião em vários compostos.

O seu nome provém do grego lithos, que significa rocha, onde foi descoberto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O lítio costuma encontrar-se na natureza sob a forma de catião monovalente (Li+) devido à perda de um eletrão na segunda orbital. Existem 2 isótopos principais e mais estáveis de lítio: o 6Li e o 7Li , sendo este último mais abundante (92,5% dos átomos de lítio presentes na crosta terrestre). Um átomo de lítio consiste num núcleo constituído por 3 protões e 3 ou 4 neutrões rodeados por 3 eletrões distribuídos por 2 orbitais. A facilidade com que perde o eletrão da orbital exterior faz dele um bom condutor.

O lítio é um metal extremamente reativo. Quando colocado em contacto com a água reage libertando hidrogénio. No entanto, dentro do grupo dos metais alcalinos é o menos reativo devido à proximidade dos seus eletrões com o núcleo.

 

Atualmente, o lítio pode ser utilizado em diversas áreas e para diversos fins:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page